sábado, 14 de maio de 2011

Um Mar que se está transformar em Deserto


Margarida Marques, Rita Pombo e Cláudia Silva

Mar Aral está a secar. Esta catástrofe ecológica é o resultado de um projecto de irrigação em grande escala, nas ex-repúblicas soviéticas do Cazaquistão e do Usbequistão. Desde 1960, enormes quantidades de água foram desviadas dos dois rios que alimentam este mar interior, para irrigar plantações de algodão, pomares e campos de arroz. As consequências foram catastróficas:
- A parte terminal dos dois rios transformou-se num pequeno ribeiro;
- O Mar Aral perdeu mais metade da sua superfície e 75% do seu volume 
de água;
- A humidade do ar diminuiu;
- O sal branco infiltrou-se nos solos ressequidos e matou a vegetação;
- Um terço da biodiversidade desapareceu;
- As aldeias piscatórias estão a desaparecer e a pobreza e o desemprego e atingiram as populações que viviam deste mar.
A conversão de grande parte do Mar Aral em deserto também afectou o clima desta área. O mar actuava como moderador das temperaturas e fornecia humidade à atmosfera. Agora há menos chuva, os Verões são mais quentes e os Invernos mais frios.
O estado actual do mar Aral

A evolução da catástrofe




3 comentários:

9ºA disse...

Muito bem estruturado , com infomação clara e precisa , ficamos esclarecidos com o vosso trabalho , apesar de haver um erro tecnico , pois o texto está cortado , mas gostamos muito :)


Beatriz Alves , Maria Inês , Tiago Silva

9ºA disse...

é um trabalho simples e bem estroturado. Tem informação esclarecedora sobre a desertificação do mar Aral.Um excelente exmplo da acção do Homem na Natureza.

Francisco, Duarte, João Pedro

9ºA disse...

"A criação de riqueza no mar Aral funcionou como um catalisador não do progresso humano, mas antes de retrocesso para o desenvolvimento humano." Relatório de Desenvolvimento Humano de 2006"
Prof. de Geografia